Os 13 Porquês é mais um daqueles livros que eu acabei comprando em um passeio de domingo pela Fnac. Ele estava em destaque, baratinho, não tinha como não levar. E o tema principal, suicídio, não é muito presente nos livros que estou acostumada a ler.

Sinopse:
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker – uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
Aqui temos dois pontos de vista de uma mesma situação, da Hannah (a menina que narra as fitas) e do Clay ( o carinha que está escutando).
Por falar em Clay, conforme ele vai ouvindo as fitas da Hannah, eu logo fui pensando, esse cara não parece ser tão malvado assim para estar na lista, o que será que ele fez? (suspense)

Analisando os 13 porquês individualmente, parece que a Hannah fez uma tempestade num copo d’água, mas ao ver a situação completa, tudo o que ela passou e testemunhou (fiquei passada com o que ela testemunhou) na idade que ela tinha, foi decisivo para sua depressão. Não que isso justifique um suicídio, mas dá para entender que ela estava sofrendo.

Tudo isso nos faz refletir que qualquer pequena ação nossa reflete na vida de outra pessoa e que todo gesto de gentileza é sempre bem-vindo ;)

O Jay Asher conseguiu escrever uma história sobre razão de um suicídio sem ser chato e nem querer dar lição de moral barata.

A edição brasileira tem uma falha visual, ao narrar suas razões, Hannah diz os lugares que elas aconteceram e envia um mapa da cidade com marcações para as treze pessoas, esse mapa foi impresso na parte de dentro da capa e contracapa do livro, a lombada oculta uma boa parte do mapa e locais importantes da narrativa. Esse mapa poderia ter sido impresso em um minipôster, assim poderia ser visualizado inteiro.
Enfim, suspense garantido do começo ao fim!

Dica: no site do livro tem vários videos das fitas da Hannah vale a pena conferir ;)
(Esse vídeo foi deito por um fã, são tantos no YouTube que foi difícil escolher um)


Playlist:
The End – The Doors
Free To Decide – The Cranberries
My Sacrifice – Creed
Teatro de Vampiros – Legião Urbana

Comentando nessa postagem entre os dias 15 de Dezembro de 2012 e 15 de Janeiro de 2013 você ganha pontos extras no SuperSorteioPsychobooks3!

12 Comentários em “Os 13 Porquês”

Deixe um comentário




Se você está acessando o Psychobooks do seu celular ou tablet, para responder ao Captcha na versão móvel do site não é necessário arrastar a imagem da resposta, basta selecioná-la.