Resenha Dupla: Paixão Sem Limites

Olá, pessoal!

Hoje iremos comentar sobre o livro Paixão Sem Limites, da autora Abbi Glines, lançado no Brasil pela Editora Arqueiro.

Série Sem Limites
1- Paixão sem limites (2013);
2- Tentação sem limites (previsão de lançamento em português: fev/14);
3- Forever too far (disponível em inglês)

Alba - vermelho
Mari - lilás

Paixão Sem Limites

Paixão Sem Limites

Abbi Glines

Tradutor: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
Páginas: 192
ISBN: 858041220x
Publicação: 2013
Compre:

Sinopse:

Blaire Wynn não teve uma adolescência normal. Ela passou os últimos três anos cuidando da mãe doente. Após a sua morte, Blaire foi obrigada a vender a casa da família no Alabama para arcar com as despesas médicas. Agora, aos 19 anos, está sozinha e sem lugar para ficar. Então não tem outra escolha senão pedir ajuda ao pai que as abandonara.

Rush Finlay é filho da madrasta de Blaire com um famoso astro do rock. Extremamente sexy, orgulha-se de levar várias garotas para a cama e dispensá-las no dia seguinte.

Blaire sabe que deve ficar longe dele, mas não consegue evitar a atração que sente, ainda mais quando ele começa a dar sinais de que sente a mesma coisa. Mas Rush guarda um segredo que Blaire não deve descobrir e que pode mudar para sempre as suas vidas.

Comentários

Eu sempre digo que nós temos momentos certos de leitura, eu li na sequência um livro policial escandinavo, um livro de não-ficção sobre a II Guerra Mundial e outro policial, três leituras tensas em sequência. Depois de um dia cansativo no trabalho, cheguei em casa e peguei Paixão Sem Limites para ler o primeiro capítulo e quando dei por mim já tinha passado da metade do livro. Dei muitas risadas e só interrompi a leitura pois tinha um compromisso para a o jantar, mas assim que cheguei em casa voltei ao livro e só parei ao chegar ao fim.

Achei pertinente dar essa informações antes de falar sobre o livro pois o importante em Paixão Sem Limites é não o levar a sério. Comece a leitura sabendo que ele não irá mudar sua vida e muito menos o fará refletir sobre grandes questões. Leia apenas com o objetivo de se divertir.

Agora bora falar sobre o livro \\o//

Paixão Sem limites

Eba! Um novo New Adult!

Esse gênero com certeza se tornou um queridinho, tanto meu quando da Mari! Basta anunciarem uma novidade com o tema que eu e ela já corremos atrás de informações. A série "Sem Limites" nos chamou a atenção e por isso resolvemos fazer uma resenha dupla para vocês. Então lemos... E:

Um bom começo. Enredo e mais

Abbi Glines apresenta a série "Sem Limites" tendo como foco um casal, Blaire e Rush, que terá seu romance abordado em três livros. Blaire é uma garota do Alabama que perdeu a mãe após 3 anos de uma luta contra o câncer. Endividada e sem ter onde morar, ela procura seu pai, com quem não tem contato há cinco anos. Seu pai oferece ajuda, e Blaire vai procurá-lo, mas encontra no endereço Rush, seu enteado, que não está nada feliz com a visita da garota.

Depois dessa apresentação, acho que a grande maioria já imagina o que vai acontecer. E sim, vocês estão certos! O livro está repleto de clichês, situações previsíveis e engraçadas.

Uma boa premissa, com grandes chances de um ótimo desenrolar e quem sabe até um ótimo plano de fundo para um romance que se desenrolará por 3 livros. Tudo dependia das escolhas da autora e da verossimilhança criada por ela, através de seus personagens e ações. E foi aí que o caldo entornou.

Paixão Sem Limites-

Narrativa e desenrolar da história

Abbi escolheu contar sua história em primeira pessoa, sob a perspectiva da Blaire. Eu acho que esse tipo de narrativa funciona superbem em livros do gênero. Blaire começa o livro se mostrando forte, decidida e... Para por aí.

A história tinha tudo pra dar certo. Um romance leve, com um toque de humor e um badboy - Rush - bem caracterizado. Mas em algum momento tudo se perdeu. Na ânsia de mostrar a que veio, Abbi se atropelou na história e foi perdendo a mão a cada página que passava. Sua história começou a perder o sentido, e o plano de fundo simplesmente não convence para os livros que virão.

A escrita da autora é bem simples, mesmo com a narrativa em primeira pessoa, não me senti parte da história, eu estava apenas lendo o que estava acontecendo por lá. O começo é divertido e engraçado, mas depois a autora quis colocar um toque de drama que, na minha opinião, não funcionou.

Muitas coisas vieram fáceis demais para Blaire, como seu emprego por exemplo. Depois de passar o dia fazendo entrevistas, na última ela consegue um belo emprego com gorjetas astronômicas e começa a trabalhar imediatamente. Sei... Vamos ignorar essa parte e rir das situações cômicas.

paixão sem limites_

Personagens

Alguns acontecimentos, descaracterizaram completamente a protagonista, bem como todos que a cercam.

Partindo da base de que são dois jovens - Blaire tem 19 anos e Rush tem 24 anos -, que, apesar das farpas iniciais, se sentem imensamente atraídos a história tinha tudo pra se sustentar por 600 páginas (já que parece que cada livro terá 200 páginas), mas, em algum momento, senti que a autora desistiu deles e começou a inserir atitudes inverossímeis.

Blaire de "badass", se mostra insegura ao extremo em alguns momentos e também tem dois pesos e duas medidas em suas avaliações de caráter.

A Blaire ganhou meu respeito na primeira página, para ir perdendo isso aos poucos conforme a história avançava. Depois de ter sacado uma arma, sua aura de badass vai se apagando aos poucos, a ponto de ela começar a acreditar que precisava de alguém para defendê-la. Mais uma vez, vamos ignorar isso e dar mais algumas risadas.

Rush, um badboy mulherengo, passa um bom tempo sustentando sua caracterização, mas de repente, se transforma num ursinho de pelúcia sem atrativo nenhum.

Quando a descrição do Rush foi feita - roqueiro tatuado -, já ganhou logo minha simpatia. A autora passou boa parte do livro afirmando que ele era um badboy com um segredo sombrio e que descartava mulheres facilmente. Como a Alba já mencionou, em pouco tempo ele transformou-se completamente e perdeu quase todo o encanto. 

Os personagens coadjuvantes também não têm boa caracterização. Mudanças de atitude e frases rasas são ato comum no livro. Alguns tinham até potencial, mas se perderam completamente na trama.

Paixão sem limites'

Química dos personagens

New Adult é sinônimo de um bom romance apimentado. Já ficou comum em livros dentro desse gênero as cenas de sexo bem-apresentadas com uma boa química entre os personagens. Blaire e Rush até tentam, mas Abbi insiste em dar fôlego à sua veia brega. As descrições das cenas mais quentes deixam no chinelo as palavras clichês dos romances de banca mais apimentados. O que era para ser sexy, acaba se tornando engraçado. E convenhamos, se o leitor começa a rir no meio de uma cena romântica entre os protagonista, alguma coisa saiu errada na receita.

No começo, durante a fase de sedução, os primeiros beijos, eu achei que a autora conseguiu criar cenas bem sexys e a química do casal estava ótima. Mas depois... OMFG, como eu ri! Sim, eu ri demais com algumas falas do Rush e sei que a intenção da autora não era essa, mas algumas delas são tão bregas que foi impossível achar aquilo sexy. Mais uma vez: não queira levar esse livro a sério.

Vale a penas, meninas?

É preciso estar no clima de um romance bem água com açúcar e sem grandes pretensões. A Mari vai se aprofundar mais nisso, mas acredito que seja realmente a base para que a gente recomende ou não a leitura.

Bom, como eu já disse no começo dos comentários, eu estava no momento certo para ler esse livro. Tenho certeza que muitas pessoas irão gostar e se apaixonar, enquanto outras irão simplesmente odiar. Estou no time que teria odiado se eu não estivesse precisando de uma leitura leve e divertida para me distrair um pouco.

Então, se você está sentindo-se crítica e quer uma leitura que acrescente algo em sua vida ou que a faça refletir sobre questões sérias, talvez esse não seja o momento para Paixão Sem Limites e você irá odiá-lo. Por outro lado, se você leu em sequência livros tensos e tudo o que precisa nesse momento é rir um pouco, pegue Paixão Sem Limites para ler, sem medo, mas lembre-se: não o leve a sério ;)

Enquanto isso, no Whatsapp...

limite 1 limite 2 limite 3

- Fique longe de mim, Blaire. Você não vai querer chegar muito perto (...)

Página 36
2 Estrelas e meia

Alba

3 Estrelas

Mari

Playlist

  • Nickelback - Rockstar
  • Red Hot Chili Peppers - Californication

Sobre o autor

Leituras, resenhas, novidades e divagações sobre livros. Desde janeiro de 2010 entendendo sua loucura!

22 comentários

  1. NA já não é muito o meu gênero rs, e ainda sabendo que a autora se perde na evolução dos personagens, meio que desanima =/

    [Responder]

  2. Bruna Rabelo disse:

    Passei um ano fora e parece que passei um ano em coma no quesito de leituras :~ haha
    Ainda não li nada de NA D: E parece que não vai ser com Paixão sem Limites que vou começar a me aventurar pelo gênero.
    Quem sabe depois de ter lido mais livros desse tipo eu dê uma chance pra ele, mas ao que parece, se eu pegar esse logo de cara, vou traumatizar e não querer ler mais nada NA.

    [Responder]

  3. Dani Gomes disse:

    Oi meninas,
    Esse gênero também me conquistou, virou um dos meus queridinhos e qdo sai um livro no gênero, corro pra ler. Com esse não foi diferente, mas concordo em vários aspectos com vcs mas mesmo assim eu curti a leitura, mas com certeza não é dos melhores. Várias vezes eu praticamente falei com a Abbi, tipo NÃO!!! Que atitude estúpida, mas….continuarei com a serie e quero ver aonde isso vai chegar, pelo menos a continuação vai ser continuação e não outro ponto de vista da mesma história.
    Bjs

    [Responder]

    Mariana Dal Chico

    Oi, Dani!
    Eu tb curti bastante a leitura e em váááários momentos eu pensei como você ‘NÃÃÃOOOOO’ haahahahaha
    Vamos ver como será o próximo livro…
    Bjs

    [Responder]

  4. Evellyn disse:

    Ahhh meninas!

    Estou em choque com essa resenha pq eu só AMO esse livro! Não sei como ficou a tradução pq ainda vou ler mas o fato é que li e fui me apaixonando aos poucos sabe? Estou no 3 e ainda acho que a série é ótima, amo os personagens e…
    Ta certo que nunca fui mt com a Blair (no 2 então…), mas sei lá… Gosto do casal, do clima, dos amigos…
    Até os dramas – que realmente, tem algo de Televisa – eu curto pq eles chegam a algum lugar…
    É uma pena que vcs não tenham gostado do livro!

    bjss

    [Responder]

    Mariana Dal Chico

    Oi, Evellyn!
    Rush é apaixonante e o clima do livro é bem leve.
    Eu gostei do livro, só não amei rsrsrs
    Vou esperar o lançamento em fevereiro para ler o segundo livro =)
    Bjs!

    [Responder]

  5. Hahahaha. Mas é bem isso mesmo. Livro para divertir.
    Porém devo confessar que achei o Woods uma delicinha, rsrs.

    Bjkas

    [Responder]

    Mariana Dal Chico

    Eu fiquei intrigada com o Woods, no começo parecia um canalha, depois mostrou outro lado mais ‘fofo’. Tem um spin off onde ele é o protagonista, vamos esperar para ver se a editora vai lançar no Brasil.
    Bjs!

    [Responder]

  6. Eu estava em uma fase péssima da minha vida.
    Começo desse ano, acho que vocês sabem de tudo o que aconteceu.
    Então quando li PRECISAVA de algo que me fizesse bem.
    O livro conseguiu me divertir bastante.
    Há vários furos e há algo que me deixou um pouco zangada: poderia ser apenas um livro.
    Eu gosto de séries. AMO CONTINUAÇÕES, desde que sejam necessárias.
    No caso desses dois protagonistas, tudo poderia ser resolvido em um livro.
    Li outros da Abbi, todos em inglês.
    Essa pressa, às vezes acontece com ela e estraga um pouquinho a leitura. Assim como a descaracterização dos personagens.
    Talvez, como vocês colocaram, pelo tempo que eu vivia, o livro se encaixou bem, porque certamente gostei muito, mesmo com o dramalhão mexicano.
    Mas apesar de ter gostado nunca peguei o segundo mesmo o tendo aqui.
    Beijos.

    [Responder]

    Mariana Dal Chico

    Oi, Bi!
    Concordo com você, esses três livros poderiam ser apenas um, afinal, Paixão sem Limites não tem nem 200 páginas…
    Vou acompanhar a trilogia em português mesmo, em fevereiro vai ter lançamento do segundo e vou ler.
    Bjs, sua linda!

    [Responder]

  7. Oliveira disse:

    Acredito que preciso de rir, li muito drama ultimamente, então acredito que devido a resenha de vocês esse seria um livro ótimo, e não o levar a sério, a dica está gravada. Se for para rir, quem não quer rir? Eu quero!

    [Responder]

    Mariana Dal Chico

    É uma leitura bem leve, ótima para intercalar com outras mais densas =)
    Bjs!

    [Responder]

  8. Ivi Campos disse:

    A analogia com um ursinho de pelúcia me fez rir altoooooo… Fiquei com uma dúvida. São 3 livros, mas a história deste livro se amarra nele ou deixa pontas soltas para a sequencia? bj

    [Responder]

    Mariana Dal Chico

    Oi, Ivi!
    A história não acaba nesse livro não, o final é um cliffhanger e você vai querer ler o próximo para saber o que vai acontecer. O lançamento do segundo livro é em fevereiro ;)
    Bjs

    [Responder]

  9. Juliana Teixeira disse:

    Alba e Mari vcs duas me representam! O livro é de ruim a pior fora que a personagem quiser tomar banho pode viu! E ainda cara olha e diz vc tá cheirosa que? Depois trabalhar dia todo de baixo do sol… Mais enfim nem quero ler o segundo.

    [Responder]

  10. Maria Fernanda disse:

    Oi meninas,
    Gostei muito da resenha de vocês e concordo plenamente com a Mari… É um livro pra ler depois de leituras mais pesadas, eu por exemplo li ele depois das minhas provas finais na faculdade. Caiu como uma luva, pois eu precisava desses livros que não precisa “pensar” , e só pra diversão.
    Acabei tendo a mesma opinião que vocês em relação aos personagens, Rush, Blair e Wood, no inicio do livro eram uma coisa, e acabaram sendo outra.
    Li o segundo livro e Rush se transformou completamente no ursinho de pelúcia, perdeu toda a característica Badboy .
    Enfim, eu tbm dei 3 estrelas .
    Beeijo!

    [Responder]

  11. Ah, cara… Eu gostei. Mesmo com os dramas, clichês, acho que as vezes isso faz parte pra criar uma história legal, afinal, nem mesmo personagens são perfeitos.

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    [Responder]

  12. Eduarda Azevedo disse:

    O livro chegou essa semana para mim do LV do skoob, vou começar a ler hoje e sempre procuro umas resenhas antes…
    A sua me desanimou um pouco de ler, não tenho paciência para dramalhão mexicano, mas como outras falam bem e tal, vou considerar isso um equilíbrio e começar a ler logo, até porque é um livro pequeno e pelo que entendi, de leitura fácil, não vou perder nada demais creio eu e.e

    [Responder]

  13. Stephany Morais disse:

    Apesar da nota baixa que vocês deram, ainda sinto vontade de ler, mas aquele livro pra passar o tempo mesmo sabe, sem muitas expectativas ou esperando que ele mude minha vida, só por diversão mesmo! Ainda darei uma chance, gosto muito de NA :D

    [Responder]

  14. Annanda Sousa disse:

    Poxa, na hora que falou New Adult fiquei animada, mas fui lendo a resenha e desanimando! =(
    Detesto quando os personagens são descaracterizados, fazendo coisas que óbvio que eles não fariam… Uma coisa é quando o personagem aparenta algo que depois se mostra que não é, outra é quando o personagem faz coisas sem sentido para a personalidade dele. Não gosto.
    Não quero esse livro, não, quero o da Bianca Briones \o hahahaha
    beijos, meninas.

    [Responder]

  15. Amei a playlist!
    Estou adorando essa história de playlist.
    Bem… Assim como a Mari também acho que peguei esse livro no momento certo. Talvez se não estivesse querendo desestressar do fim de semestre da faculdade não teria achado ele tão divertido.
    Eu gostei e estou com vontade de ler os outros dois.
    Tomara que venha logo o terceiro, já que em fevereiro tem o segundo, pois quero me divertir mais.

    [Responder]

  16. Lu Zuanon disse:

    Sua resenha ficou ótima adorei meus parabéns, já tenho o livro e será minha próxima leitura :)

    Beijos e Até o próximo post!
    Lu do Blog Apaixonada por Romances

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *