Resenha | Sorteio: Sentença de Morte

Olá, pessoal!

Hoje vamos comentar sobre o livro Sentença de Morte, do autor Alexander Gordon Smith, lançado no Brasil pela Editora Benvirá.

Série Fuga de Furnace:

Prequel: The Night Children: An Escape From Furnace Story (disponível em inglês)
1- Encarcerados (2012) | Resenha;
2- Solitária (2012) | Resenha;
3- Sentença de Morte (2013);
4- Fugitives (disponível em inglês);
5- Execution (disponível em inglês)

Alba - vermelho
Mari - lilás

ATENÇÃO: pode conter spoilers dos livros anteriores da série

Sentença de Morte

Sentença de Morte

Alexander Gordon Smith

Tradutor: Magda Lopes
Editora: Benvirá
Páginas: 304
ISBN: 8582400101
Publicação: 2013
Compre:

Sinopse:

Eu estava na Penitenciária de Furnace. E ali nem mesmo a morte ousava mostrar sua face. Mais uma vez a tentativa de fuga de Alex fracassa. E, agora, a punição que o aguarda é muito - mas MUITO - mais cruel. Depois de uma temporada enfurnado na solitária, ele se vê na enfermaria, cercado de Ofegantes. O pior está para acontecer. Alex está para se tornar um deles. Enquanto o sádico diretor bombeia lentamente o néctar para suas veias, Alex vai, aos poucos, se transformando na figura que mais teme - um terno-preto. Para lutar contra as forças malignas que se apossam de seu corpo, ele precisa se lembrar de quem realmente é e seguir o conselho de seu amigo Garry - nunca esquecer o seu nome. Essa pode ser a única saída para não perder sua identidade. Mas como escapar dele mesmo, se agora possuía em seu sangue a crueldade de um super-humano de Furnace?

Comentários

Após a leitura enfadonha de Solitária (resenha aqui), eu fiquei bem decepcionada com a série e me questionava se valeria a pena continuar, mas depois que lançaram Sentença de Morte, resolvi dar mais uma chance para o autor, já que o primeiro livro da série Encarcerados foi uma leitura fantástica e cheia de ação. E posso dizer para vocês que não me arrependi ;)

Onde assino? <3

Sentença de morte

Enredo

Depois de um final em cliffhanger, confesso que estava curiosa para saber o que aconteceria com Alex. Já que a solitária não funcionou, o diretor resolve ser um pouco mais cruel e submete o garoto à uma de suas experiências cujo o objetivo é transformá-lo em um 'terno preto' e acabar de vez com o seu passado. Enquanto o néctar maligno penetra em suas veias e ele sofre nas mãos dos Ofegantes, o diretor faz de tudo para que sua mente tenha um novo recomeço, enterrando até o nome do garoto nas profundezas que serão soterradas por muita violência, sadismo e o que há de mais podre na humanidade.

Se Alex esquecer seu nome, não haverá mais escapatória de Furnace e ele se tornará parte dela.

Essa reviravolta no enredo foi o que me atraiu para a continuação da leitura. A verdade absoluta do "se não pode derrotá-los, junte-se a eles", é colocada a prova no enredo e proposta do enredo da série ganha um novo fôlego.

Sentença de morte (2)

Narrativa e desenvolvimento

O autor consegue reinserir o leitor na história em poucas palavras e sem enrolação. Confesso que a princípio fiquei em dúvida sobre qual foi importância dos amigos de Alex, confundia os nomes, mas logo me adaptei e esse fato não chegou a me incomodar.

Eu sempre falo por aqui que em uma série é superimportante o autor SABER reinserir o leitor na trama. Alexander Gordon Smith nos reapresenta toda a sua trama em apenas duas páginas e meia, e faz isso com uma habilidade ímpar. Por meio de lembranças de Alex, relembramos todos os (maravilhosos) acontecimentos do livro "Encarcerados" e todo o (enfadonho) desenrolar da trama de "Solitária". Como a Mari disse, alguns personagens de apoio são meio nebulosos de início... Custei a lembrar deles, mas o autor não me deixou perdida por muito tempo.

Em "Sentença de Morte" o autor conseguiu retomar seu ritmo de escrita, as cenas de ação são muito bem construídas, daquelas em que o leitor consegue visualizar com perfeição o que se passa em Furnace. O autor foi tão cruel em algumas cenas, que eu cheguei a ficar arrepiada de aflição quando eles usam uma agulha para fixar o olhar em um filme com cenas grotescas e violentas. 

A leitura é rápida e não consegui largar o livro enquanto não cheguei ao final, o autor também revelou um pouco sobre os motivos do diretor e do Furnace, quem eles são, de onde vieram, o que é o néctar, mas sinto que tem muita coisa ainda a ser dita e eu gostei das ideias do autor.

A narrativa continua em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Alex, então seguimos aprendendo juntamente com ele sobre todos os segredos da prisão. O enredo deu uma amadurecida muito grande. Enquanto o segundo é morno e repetitivo, o terceiro livro amarra as pontas deixadas ainda no primeiro e esclarece muitas dúvidas, apesar de abrir novas frentes de possibilidades. 

Em alguns momentos, achei estranha a forma que essas informações foram passadas para Alex. Achei forçado, acredito que o autor poderia ter dado um pouco mais de respiro para os acontecimentos se encaixarem com mais calma.

Há outro defeito na narrativa para mim que é a falta de controle dos prisioneiros de Furnace. Por ser uma prisão ultrassegura, eu acho que os meninos andam por lá com muita tranquilidade. Destoa do que o autor quer passar.

Sentença de morte1

Personagens

Depois de tudo o que Alex sofreu e viu em Furnace, ele deixa de ser um garoto indignado por estar ali injustamente e passa a amadurecer mesmo sem querer. O autor fez um bom trabalho ao tentar mostrar para o leitor o debate interno enquanto ele recebe o néctar, muito diferente do livro anterior em que ele se perdeu ao deixar Alex com seus pensamentos na solitária. 

Nesse livro o diretor tem um foco maior e o leitor fica sabendo um pouco mais sobre ele e eu juro que preferia não saber. Pensa em uma pessoa cruel e com delírios megalomaníacos. Pensou? Agora piora um pouco isso em dez vezes e submete ele às ordens de uma pessoa muito, MUITO mais cruel, sádica e podre. Não quero nem ver quando chegar o momento do conhecer o Sr. Furnace em pessoa.

Sentença de morte2

 

Concluindo

Fiquei impressionada em como o autor conseguiu retomar a qualidade da série, vou fingir que Solitária foi um delírio e ele nunca existiu. As cenas de ação deixam o leitor de queixo caído, ainda estou impressionada com a sala dos Ofegantes e os vídeos para ajudar na transformação. 

Leitura mais que recomendada para quem gosta de um bom livro de ação, com cenas violentas e descrições que farão os personagens saltar em frente aos seus olhos.

O livro voltou a ser claustrofóbico. E não, isso não é uma crítica negativa! Isso é uma crítica POSITIVA! "Claustrofóbico" resume bem o que o autor quer passar com a prisão. O crescimento desse enredo frente ao segundo é absurdo, então se você chegou até aqui, se joga porque a diversão é garantida. Há ainda algumas falhas e algumas cenas forçadas, mas os tropeços na trama não chegam a tirar o prazer da leitura.

As cenas de ação são um espetáculo à parte, com descrições ricas de tudo o que está acontecendo. O leitor se vê transportado ao local e a sensação incomoda de estar preso com os meninos é constante.

Curte uma distopia mais intimista, com jogo de poder, cenas de ação superdetalhadas e experimentos genéticos? Se jogue que "Fuga de Furnace" é o livro para você! Super-recomendo!

Revisão

Mais uma vez a Editora Benvirá pecou na revisão do livro. Há muitos erros de concordância verbal. Esperamos que nas próximas edições esses erros sejam sanados.

 

Eu devia ter imaginado o que viria depois. Por um instante de genuína felicidade, não senti nada, mas depois as comportas se abriram, e algo bem pior que a dor física irrompeu cérebro adentro.

Página 15
Queria argumentar, queria abrir a boca e lhe dizer que estava errado, mas as palavras eram como vermes se impregnando na carne do meu cérebro. Elas se banqueteavam e ganhavam corpo sob um riso seco, revelando visões tão terríveis que não conseguia suportar nem extrair sentido delas.

Página 15
4 Estrelas

Alba

4 Estrelas e meia

Mari

Playlist

  • Nickelback - Fly
  • Fleetwood Mac - Heroes are hard to find
  • Foo Fighters - Next Year


a Rafflecopter giveaway

Regras:
O período de inscrição é de 26/09/2013 à 16/10/2013.
Inscrever-se no formulário ‘Rafflecopter’ que se encontra acima dessas regras.
Para participar do sorteio, deve-se deixar um comentário pertinente à resenha nesse post. Comentários do tipo: ‘Participando’ ‘Eu quero’ ‘Gostei’ não serão aceitos como entrada para o sorteio.
O sorteio será feito através da ferramenta ‘Rafflecopter’.
O ganhador será contatado por e-mail fornecido no ato da inscrição e deverá responder o e-mail de contato com os dados para o envio do prêmio em até 3 dias, caso contrário, um novo sorteio será realizado. E deverá fornecer um endereço de entrega no Brasil.
O prêmio é pessoal e intransferível, não pode ser convertido em dinheiro, nem trocado por outros serviços ou produtos.
O envio do prêmio é de responsabilidade da Editora Benvirá.

Sobre o autor

Leituras, resenhas, novidades e divagações sobre livros. Desde janeiro de 2010 entendendo sua loucura!

37 comentários

  1. Douglas Fernandes disse:

    Bacana… eu ainda não tinha ouvido falar dessa série… gosto de livros de ação, vou procurar mais sobre os primeiros livros… mesmo com os pontos negativos de Solitário eu animo começar a ler, já que nesse terceiro livro o autor consegue retomar seu ritmo de escrita

    [Responder]

  2. Clovis Cardoso disse:

    Nunca ouvi falar dessa série mas o clima e o ritmo bem típico de ação me chamaram a atenção, que bom que o ritmo melhora por que um ritmo com essa premissa tem que ter um bom ritmo de leitura se não meio que a ação perde meio a graça (Minha opinião) e gostei da trama do livro espero gostar!

    [Responder]

  3. Cris Aragão disse:

    Eu já conhecia a série mas pensava que se tratava de uma trilogia, estava crente que esse seria o último volume, fiquei bem desanimada por saber que ainda virão mais dois livros. Vou continuar acompanhando o lançamento dos próximos livros e conforme forem saindo resenhas sobre eles para decidir se continuo querendo ler ou se desisto.

    [Responder]

  4. Simone Smid disse:

    Já tinha os dois primeiros livros mas só comecei a ler a série depois que soube do lançamento do “Sentença”… Não deveria ter demorado tanto, pois terminei os três livros em menos de uma semana e fiquei com gostinho de quero mais… Não senti o que vocês sentiram com relação ao segundo livro, talvez eu não tenha a mesma percepção de vocês p/ ver tais nuances que passou batido p/ mim…
    Estou super ansiosa p/ ler o próximo livro da série.

    ADORO VOCÊS \o/\O/\o/\O/\o/\O/\o/\O/\o/

    [Responder]

  5. Já tinha visto falarem em vídeo sobre o livro, fiquei super interessada . Que coisa, agora vou precisar começar uma série enorme hahahahahha

    [Responder]

  6. Sara Sena disse:

    Essa série está na minha lista de “vou ler” já faz algum tempo. Tenho muitas séries inacabadas ainda mas estou MUITO curiosa pra ler essa, acho que vou começar a lê-la em breve… Essas capas são muito tensas hauhauhau

    [Responder]

  7. Eu devo confessar que ainda não tinha ouvido falar neste livro, nem muito menos na editora, mas o livro eu achei super legal, principalmente a capa, que é bem feita e também da um ar de medo, isso me conquistou bastante, outra coisa que eu gostei foi sua resenha que me pareceu bem completa, mas o que deixou a desejar na minha opinião foi a sinopse, pois eu esperava mais dela, mas confio muito em sua resenha e tenho certeza que o livro é excelente.

    [Responder]

  8. Patricia Gomes disse:

    Eu gostei muito do primeiro livro e, como a Mari, fiquei decepcionada com “Solitária”. Bom saber que esse terceiro livro vale a pena e que toda a ação de tirar o fôlego presente no primeiro livro é retomada aqui. Vou com certeza investir na leitura da continuação, estava mesmo em dúvida se valia a pena continuar lendo!! Obrigada pelo incentivo!!

    [Responder]

  9. ELIZABETH MACHADO disse:

    Não conhecia este livro ainda, mas me interessei muito nele. Pelo que vi é um livro forte e uma ótima opção pra minha leitura. Não sabia que ele era uma série, mas vou ver se consigo ler todos. Obrigada pelos comentários e a indicação de livro. Estava querendo umas boas dicas de leitura. Beijos.

    [Responder]

  10. Maristela G Rezende disse:

    Estou muito interessada nesta série mas só quero ler depois que tiver em mãos todos os livros. Gostei demais da sua resenha e esta está demais.

    [Responder]

  11. Isis Pacheco disse:

    Adoro essa série! Tb sinto essa sensação claustrofóbica quando a leio! Quero muito ler essa continuação, que bom saber que o autor retomou o clima do primeiro livro. No segundo não fiquei tão decepcionada assim, mas tb senti que ele mais parecia alguns capítulos do primeiro do que uma sequencia. Quero saber mais sobre o Diretor, estou ansiosa! Bjs!

    [Responder]

  12. Marina Mainhard disse:

    Embora vocês tenham dito que não gostaram de Solitária eu achei um livro bom. Obviamente o Encarcerados foi muito melhor, por que era tudo “novidade” e a gente não entendeu de cara como funciona a prisão. Já no segundo livro explica um pouco melhor e mostra também como as pessoas sobrevivem na solitária. Um dos poucos pontos ruins do livro foram aqueles bichos que tiram o Alex e o Zê do buraco. Achei que o autor poderia ter arrumado outro jeito de mostrar isso.

    [Responder]

  13. Ariana Gomes disse:

    Essa série é composta de 5 livros, será que só os impares que são bons? kkkkkkkk… Brincadeira. Espero que os últimos dois agradem bastante as duas.
    Tenho muito vontade de ler está série. Tenho medo de ficar muito aflita, mas a minha vontade é maior que o medo. Já pensou você ser jogado numa prisão dessas? E ainda por cima inocente? Deus do céu, que horror.

    [Responder]

  14. Oliveira disse:

    Essa série deve ser boa, muita ação e aventura, creio que irá me prender. Talvez nem ache tanto o segundo livro morno, devido não estar tão acostumada com livros assim.

    [Responder]

  15. Pamella Moura disse:

    Acabei de comprar o primeiro livro da série e ,apesar de não ter lido ainda, adoro esse gênero e pela resenha de vocês parece ser imperdível. Tô muito ansiosa pra começar a leitura :)

    [Responder]

  16. Larissa disse:

    Concordo plenamente que em Solitária, o autor pecou muito. Mas não consigo de maneira alguma começar uma série e não terminar, ou parar um livro na metade por não estar gostando. Acho falta de respeito com os personagens, como se eles me pedissem silenciosamente para conhecer toda a sua história, não desistir deles antes do fim.(Loucura né?!) Tendo dito isso, fica claro que preciso urgente saber o que acontece a Alex.
    Beijos!

    [Responder]

  17. Nara disse:

    sou apaixonada por essa serie mas ainda nao tenho os livros =( estou louca por eles

    [Responder]

  18. Meiriellen Nascimento disse:

    Quero um livro com texto desta forma, tenso e pesado.

    [Responder]

  19. Natália Fraga disse:

    Uma série que está na minha lista de desejados há um tempo já. Comprei o primeiro volume na bienal, mas ainda não li.. Saber que vocês “aprovaram” o livro final me animou a começar a série (tava desanimada com as criticas negativas da sequencia do primeiro livro, hehehe). Tomara que eu considere todos os livros de tirar o folego!

    [Responder]

  20. Estou muito curioso com essa serie, devido a resenha de voces! Adquiri o primeiro volume,porém ainda não o li. Quero a serie inteira antes de começar, espero ganhar esse !!!!

    [Responder]

  21. Silvia França disse:

    Maravilhosa a serie.. com alguns baixos.. mas ainda sim fascinante!!
    Desejo muito esse terceiro livro e espero passar `mal` lendo!!

    [Responder]

  22. Lia disse:

    Tenho muita vontade de ler essa série, parece ser muito boa!

    [Responder]

  23. Andressa Nunes disse:

    Resenha muito boa, resumindo muito bem o conteúdo, nos dando uma boa noção sobre o enredo, mostrando um livro com um bom ritmo, prendendo a atenção do leitor.

    [Responder]

  24. Nil Macedo disse:

    Ainda nem consegui ler o primeiro de Fuga de Furnace, nao que eu nao desejados. Eh so que realmente nao consegui mesmo. O unico problema eh que eu nao gosto das capas. Mas deve ter alguma relacao com a historia.

    bjs.

    [Responder]

  25. Luiza Ferreira Gomes disse:

    E mais uma vez é preciso dizer: não se deve julgar o livro pela capa!!! Olhando a capa não me atraiu em nada, mas depois da sua resenha cheguei a conclusão que é uma boa pedida!!!

    [Responder]

  26. TAÍS INÁCIO DA SILVA disse:

    Ótima resenha. Me interessei bastante pelo livro. Ainda não li o primeiro, mas acho que essa vai ser uma série muito boa pois já ouvi muitos elogios sobre ele.

    [Responder]

  27. Paula disse:

    Parece ser bem interessante.E essas notas maravilhosas hein..!

    [Responder]

  28. Vanessa Moreira disse:

    Ainda não li nenhum livro da série Encarcerados….mas fiquei muito curiosa com essa história em especial!!
    Quando tiver um tempinho na minha listinha de leitura quero ler..

    [Responder]

  29. Giselle de Oliveira disse:

    Nossa o livro parece ser bem intenso. Conhecia a série de ouvir falar mas nunca procurei saber nada além de olhar a capa. Gostei e me parece ser bem interessante e acredito que o desafio seja passar do 2º livro.

    [Responder]

  30. Isabela disse:

    Não conhecia a série e fiquei curiosa! Fui procurar para ler a sinopse do primeiro livro e adorei. Com o primeiro e terceiro livros bons, acho que vale a pena encarar a decepção do segundo.

    [Responder]

  31. Renata Luzia Ramos disse:

    Me interesse muito pela premissa da série. Acho muito bonita a diagramação do livro. E agora sabendo que o final da série foi bem avaliado pretendo inserir na minha lista de desejos.

    [Responder]

  32. Oliveira disse:

    Obrigada a todos do blog, fiquei super feliz! Obrigada!

    [Responder]

  33. Júlia disse:

    Oiie, gostaria de perguntar pra quem tem os três livros se existe alguma diferença de tamanha entres eles, tipo, porque tem um site falando que o terceiro livro é menor que os dois primeiro, é verdade ? se eu não me engano os dois primeiros tem 23cm de altura e 16cm de largura e o terceiro tem 21cm de altura e 14cm de largura e eu ia comprar os três de uma vez por esse site mais quando li isso fiquei com um pouco de medo porque queria todos do mesmo tamanha rsrs’
    E então, essa diferença existe entre os livros ????
    Obrigada a quem responder !

    [Responder]

    Mariana Dal Chico

    Oi, Júlia!
    Meus três livros são do mesmo tamanho 23 x 16 cm ;)

    [Responder]

    Júlia

    E você comprou em qual site ?
    Obrigada pela atenção :)

    [Responder]

    Mariana Dal Chico

    Eu não comprei, Julia. A editora me mandou um exemplar para ler e fazer resenha ;)

    [Responder]

    Júlia

    Entendi :)
    Obrigada ^^

    [Responder]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *